shadow

DICAS PARA DEIXAR SEU BLOG MAIS RÁPIDO

A velocidade que seu blog ou site possa carregar mais rapidamente é essencial para atrair mais leitores fies para seu site. Se o seu blog demora muito para carregar, muitos leitores poderão deixá-lo antes de terem a chance de lê-lo, é isso pode até causar perda de visitantes e de preciosas posições no Google.

Eu espero que você esteja convencido de que é importante que seu blog seja carregado mais rapidamente. Caso você ainda não esteja convencido disso, vou te dar dois bons motivos para isso.

O primeiro motivo é bastante simples: se um leitor vai ao seu blog e precisa esperar cerca de 30 segundos até que a página seja carregada, é grande a chance de que ele não retorne mais ao seu site ou blog.

O outro motivo é técnico: há algum tempo o Google vem dizendo que a velocidade de carregamento das páginas de um site é uns dos fatores mais utilizados para determinar o posicionamento nos resultados de pesquisas.

acelerar-site

Aqui estão algumas dicas importantes para carregar o seu blog mais rapidamente.

Tome cuidado com os widgets do seu blog

Bom vamos agora para a primeira dica e mais importante: só mantenha em seu blog aquilo que é realmente útil aos seus visitantes.

Tente avaliar cada widgets que você colocou em seu blog e avalie se eles são importantes ou não para os seus visitantes. Normalmente, aqueles widgets bonitinhos e divertidos são os que mais demoram a carregar e os que menos interessam a quem o visita.

Dica que eu dou instale no seu blog um plugin de cache como W3 Total Cache esse plugin vai te ajudar a diminuir o tempo de carregamento do seu blog, outra dica e você desinstalar plugins que são mais importantes para o seu blog quanto mais plugins você instalar, mais lento seu blog se torna.

Por isso tente remover os plugins que não são mais utilizados se você não utiliza mais um plugin, remova-o de seu blog completamente.

Tente remover plugins inativos com isso vai te ajudar a aumentar a velocidade do seu blog. Evite usar um monte de códigos javascript ou flash códigos de redes de anúncios ou botões das mídias sociais isso só aumenta o tempo de carregamento do seu blog, use os mais importantes.

Utilize as imagens de forma correta no seu blog

Remova também as imagens que você utiliza em seu blog as que não são importantes aos seus visitantes. As imagens – especialmente aquelas que não são otimizadas – também aumentam em muito o tempo de carregamento de um blog.

Deixe em suas páginas e artigos somente aquelas que forem úteis, como neste simples site: xtramasterbr.com

Tente hospedar suas próprias imagens se você linkar imagens para outros sites, as suas chances são grandes que seu blog possa carregar lentamente, porque ele teria que solicitar a imagem de outro site onde estar hospedado a imagem.

Tente não ter muitas imagens em uma só página e também tente diminuir o tamanho de suas imagens ter muitas imagens em uma página pode levar a sua página a carregar muito lentamente.

Tente redimensionar suas imagens para o tamanho em que serão exibidas. Um dos erros mais comum e colocar imagens enormes em um artigo e depois redimensioná-las para o tamanho em que elas serão exibidas.

Ao invés de fazer isso, tente editar a imagem e deixe-a já no tamanho exato em que será exibida.

Salve as suas imagens no formato otimizado. Há diversas extensões que uma imagem pode ser salva como (GIF, BMP, PNG, JPG etc.). O tamanho do arquivo gerado em cada um desses tipos varia muito. Assim, escolha o formato em que a imagem ficará com o melhor tamanho.

Além disso, há ferramentas importantes como PunyPNG  que você pode otimizar ainda mais o tamanho das suas imagens. Passe suas imagens por ele antes de colocá-las em seus artigos.

Utilize menos artigos na sua pagina inicial no seu blog

É possível configurar no seu blog quantos artigos serão exibidos na sua página inicial. Quanto menos artigos você exibir, mais rápido sua página principal será carregada.

O tempo que o seu blog leva para carregar pode estar sendo afetado pelo número de postagens que aparecem na sua página principal. Agora vou te dar umas dicas como resolver esse problema.

Você pode editar facilmente o número de postagens exibidas na página inicial na guia Configurações | Leitura.

Dessa forma, será possível você selecionar o número de postagens que serão mostradas na sua página inicial. Eu recomendo você colocar entre 10 a 7 postagens ou menos na página inicial.

Outra dica que eu dou para você para exibir apenas o resumo de seus artigos na sua página principal. É uma das formas mais interessantes de fazer com que sua página inicial carregue muito mais rapidamente. Um ótimo plugin para exibir um resumo das suas postagens e o Post Teaser

Otimize o seu tema

Faça uma análise completa das alterações que você fez no código CSS do seu tema. É provável que haja alguns códigos “hacks” lá que não servem mais pra nada, mas que continuam tendo um impacto na velocidade do seu blog.

Se você não lembra mais das alterações que você já tinha feito, acho que chegou a hora de você começar do zero e trocar o seu tema outra vez.

Otimize o banco de dados do blog

Tente otimizar e reparar o seu banco de dados sempre regularmente (o banco de dados do seu blog podem existir arquivos corrompidos que pode fazer o seu blog carregar mais lento. Tente otimizar e reparar de vez em quando o seu banco de dados.

 

Utilize contadores e estatísticas no blog

No início, é comum colocar no blog um contador de visitas, mostradores de onde vêm as pessoas, estatísticas de acesso, as origens do trafico etc. Mas, essa é uma das informações que só interessa a você, não aos seus visitantes.

Por isso, pode ser mais interessante utilizar uma ferramenta como o Google Analytics ou simplesmente acompanhar as estatísticas do seu blog.

Não necessita você instalar nenhum código JavaScript de terceiros no seu blog.

Remova músicas e vídeos pesados para carregar

Músicas e vídeos que iniciam automaticamente ao abrir um blog consomem muito tráfego e tornam o carregamento da página muito mais lento. E não é só isso: poucas pessoas gostam que a música comece a tocar sem que ele tenha solicitado.

Remova os links de paginas que não mais existem

Se você tem uma lista enorme de blogs ou sites aparecendo em sua página inicial, você se surpreenderá com a quantidade de blogs e sites que foram abandonados ao longo dos anos mas continuam sendo referenciados por sua página.

Isso é ainda mais grave para os widgets que exibem a última postagem do seu blog.

JavaScript de terceiros e links:

Para você poder obter uma maior velocidade de carregamento para seu blog, eu recomendo o uso de widgets, JavaScript e links do Google. No entanto, se você for usar JavaScript e links de terceiros, para o seu blog poder carregar mais rapidamente, você tem que coloca-los na parte inferior.

Se houver JavaScript e links de terceiros na sua barra lateral, coloque-os na parte inferior dela com isso você terá um aumento na velocidade do seu blog.

Medindo a velocidade de suas páginas

Bom aqui vou indicar para você 2 ótimos serviços para analisar a velocidade e carregamento do seu site. Isso é muito importante para você estar avaliando se as ações que você vai tomar darão realmente resultado ou não.

Assim, você poderá medi-la a cada nova alteração que você fizer no seu blog, e depois estar comparando quando era no inicio. Há diversas maneiras para você estar fazendo isso. A mais simples de todas é com o Google Page Speed (https://developers.google.com/speed/pagespeed/insights/).

 

Existe outras ferramentas mais complexas que, além de medir o tempo de carregamento do blog, esse serviço já faz sugestões de pontos que você pode estar trabalhando para melhorar a performance do seu site.

Um desses serviços chama-se GTmetrix (https://gtmetrix.com/). Na verdade, o GTmetrix concentra em uma única página os resultados do Google Page Speed e do Yahoo! YSlow.

Utiliza esse serviço também é bastante simples: basta você digitar o endereço do seu blog em “Analyze Performance of:” e depois clicar no botão “Go!” para ver os seus resultados:

Nota que os resultados são divididos em duas áreas. A primeira chama-se “Summary”, onde você verá os resumos das análises, com sua nota de avaliação em cada um dos serviços.

A segunda chama-se “Breakdown”, você verá os detalhes, informando as recomendações (“recommendation”), sua nota (“grade”) e a prioridade (“priority”) para resolução. Ao clicar em cada um desses itens, você poderá ver mais detalhes da análise e como resolver cada um deles:

Mais vou logo avisando nem todos os itens são simples para resolver. E há alguns que são impossíveis de serem resolvidos.

Mas, se você tiver bons um bom conhecimento técnico, vale a pena você investigar os itens mostrados no relatório para poder resolvê-los. Depois você pode realizar uma nova checagem no GTmetrixpara conferir as melhorias obtidas.

Conclusão

A pessoa que tem um blog que carrega mais rápido sempre tem mais sucesso, é claro que leva junto tendo um ótimo conteúdo. Então se você tem conteúdo de alta qualidade em seu blog, então não se esqueça de fazer com que seu blog possa carregar mais rapidamente .

Só deixe no seu blog o que for importante ao seu visitante. Tudo o que estiver a mais só ocupará tempo desnecessário e espaço.

Mas, no entanto essa ideia não seja compartilhada por todos. Há muitas pessoas que preferi ter um blog com gadgets animados, imagens e de diversas figuras simplesmente porque adoram elas. Isso não é errado, desde que você tenha uma total consciência e as consequências que você pode ter.

E há também os blogs que precisam ter esses elementos “pesados” para poder manter sua audiência, pois é isso o que os seus visitantes querem.

Então meu amigo(a), cabe a você analisar as dicas lá em cima e poder estar aplicado ao seu blog. Eu tenho certeza de que seus visitantes ficarão mais felizes na medida em que suas páginas ficarem mais rápidas para carregar.

E você, será que se preocupa com a velocidade de carregamento de seu blog? Você tem alguma dica? Deixe um comentário participe!