shadow

COMO DEIXAR SEU COMPUTADOR MAIS RÁPIDO

computador lentoSabemos que a rotina diária está muito corrida, por isso, precisamos realizar tarefas com muita qualidade e também com bastante agilidade, porém, hoje em dia muitas tarefas necessitam de um computador. E ter um computador mais rápido se tornou algo essencial nos dias de hoje.

Trabalho com informática há bastante tempo e é muito comum ver computadores extremamente lentos, mas que possuem configurações boas. Isso acaba acontecendo devido ao uso inadequado por parte do usuário, ou até mesmo, pela falta de manutenção do computador.

Pensando nisso, irei aqui neste artigo, passar algumas dicas que com certeza poderão ajudar a otimizar seu sistema e deixar seu computador mais rápido.

Exclua arquivos desnecessários

Algo muito comum em alguns usuários é acumular arquivos desnecessários em seu computador, esses arquivos podem variar desde imagens (aquela sua irmão que descobriu onde comprar o creme ageless para sair bem nas fotos), músicas e até vídeos. Com a era das redes sociais, algo que vejo muito, são pessoas baixando diversas imagens para postar em seus perfis sociais, essas imagens na maioria das vezes não serão utilizadas novamente, por isso, com o tempo o usuário passa a ter um grande número de imagens inúteis em seu PC.

Por isso é altamente recomendado fazer uma verificação nos seus arquivos e apagar todos aqueles que você considera não ser mais necessário, isso desde imagens até vídeos, músicas e documentos.

Desinstale programas desnecessários

Algo muito comum principalmente para quem trabalha com informática, é instalar diversos programas a fim de testar suas funcionalidades ou até mesmo para alguma tarefa especifica, mas na maioria dos casos, esses programas não serão reutilizados e por isso é recomendável desinstala-los para poder liberar mais espaço no seu sistema.

Deixando o seu computador mais rápido

Depois de certificar-se que todos os arquivos desnecessários foram excluídos do seu PC e os programas desnecessários também foram desinstalados, existem alguns passos que podemos fazer para otimiza-lo e deixa-lo ainda mais rápido, vamos ver esses passos a seguir.

Otimizando a inicialização do sistema

Alguns programas quando são instalados, são pré-configurados para iniciarem juntamente com o seu sistema operacional. Por isso, é recomendável verificar quais são esses programas e desabilita-los da inicialização do sistema, para que não ocorra o consumo desnecessário do desempenho seu computador.

Para fazer tal procedimento, é necessário executar os passos a seguir:

  1. Clique em Iniciar, depois em executar ou pressione o atalho Windows + R e digite “msconfig” (sem apas) e pressione Enter.
  2. Clique na aba “Inicialização de programas” e desmarque os programas que não deseja que seja iniciado com o sistema, ou seja, os programas que não serão carregados toda vez que você ligar o seu computador.

Caso tenha alguma dúvida em desmarcar ou não algum programa, recomendo que pesquise sobre o programa ou deixe uma pergunta nos comentários no final desse post.

Limpando e otimizando o registro do Windows

Todo programa que você instala no seu PC, o sistema automaticamente cria uma chave no registro, assim, o sistema operacional pode encontrar esse programa com mais facilidade sempre que for necessário. Mas quando o programa é desinstalado, em alguns casos essa chave continua válida, o que pode comprometer a estabilidade do sistema operacional. Por isso é necessário limpar o registro do Windows, para que essas chaves desnecessárias sejam removidas do sistema, e para essa tarefa o melhor programa que já utilizei é o CCleaner.

Para efetuar essa tarefa, basta instalar o programa, executa-lo e em seguida ir até a aba Registro, clicar em Analisar e logo em seguida corrigir os erros selecionados e pronto.

Um outro recurso bem utilizado no CCleaner é a opção de efetuar uma limpeza em todo o computador, pois o mesmo registra diariamente diversas informações, assim, é possível apagar arquivos temporários, cookies de navegação, histórico de mensageiros instantâneos, cache e muitos outros arquivos que em excesso podem comprometer o desempenho do computador.

Para realizar esta tarefa, basta abrir o CCleaner e escolher a aba Limpeza, marcar as opções desejadas e efetuar a limpeza.

Conclusão

Essas foram algumas dicas simples de como otimizar seu computador e melhorar o desempenho do mesmo. Muita das vezes o usuário é o responsável pela lentidão do seu PC, é claro que existem outros fatores que podem ocasionar a lentidão do PC, mas deixarei esses outros fatores para o próximo artigo.